top of page

HISTÓRIA

O atletismo de âmbito federado surge na Beira Alta em finais de 1962 com a criação da Associação dos Desportos de Viseu, com um papel de grande decisão na implementação de novos clubes e de um conjunto de modalidades desportivas como o Atletismo, Andebol, Badmington, Basquetebol, Ténis de Mesa, Tiro com Arco, entre outras modalidades, bem como toda a competência de arbitragem.

Com a organização das associações distritais de modalidade a Associação dos Desportos de Viseu vê chegada ao fim o propósito para o qual foi criada, transferindo todo o seu legado ao nível do atletismo para a Associação de Atletismo de Viseu.

Entretanto as gentes do atletismo organizavam-se e era constituída uma Comissão Instaladora, composta por: Vasco Baptista Chaves, Valdemar Rodrigues dos Santos, Manuel dos Santos Almeida, Carlos de Lima Pinto Nicola, Paulo da Silva Trindade e pelo Prof. Adriano de Jesus Pereira, com a responsabilidade de elaborar os novos Estatutos da Associação de Atletismo de Viseu.

Esta tem o seu início a 28 de Dezembro de 1988 com a legalização dos Estatutos, no Primeiro Cartório Notarial de Viseu, perante o Notário Dr. Rui Figueiredo Jorge Branco. Foram outorgantes, Adriano de Jesus Pereira (Grupo Desportivo e Recreio de Canas de Senhorim), António de Oliveira Marques (Clube Académico de Futebol), Carlos de Lima Pinto Nicola (Núcleo de Atletismo “Águias do Rossio”), Manuel dos Santos Almeida (Clube Desportivo de Drizes) e Valdemar Rodrigues dos Santos (Grupo Desportivo “Os Ribeirinhos”).

Os Sócios Fundadores da Associação de Atletismo de Viseu e conforme o art. 10 dos Estatutos, teve por base cinco clubes: Clube Académico de Futebol, Clube Desportivo de Drizes, Grupo Desportivo “Os Ribeirinhos”, Grupo Desportivo e Recreio de Canas de Senhorim e o Núcleo de Atletismo “Águias do Rossio”. Outro clube que fez parte deste grupo de trabalhos, foi o Sport Viseu e Benfica, que no dia do registo da escritura dos Estatutos da Associação de Atletismo de Viseu, no notário, viu-se confrontado com o facto de não ser possuidor do cartão de pessoa colectiva, o que impossibilitou de se poder associar ao grupo de clubes que compõem a lista de Sócios Fundadores, que seria de todo legítima, face ao empenho de Alcides da Encarnação Ferreira na elaboração dos referidos Estatutos.

Diz o Artigo 2ª dos Estatutos: “A Associação de Atletismo de Viseu considera-se, para todos os efeitos, a entidade continuadora da acção desenvolvida pelo ex-Departamento de Atletismo da Associação dos Desportos de Viseu desde a sua criação até ao final da época de 1987/1988, transitando igualmente para a sua posse a parte correspondente da Associação dos Desportos de Viseu no referente à modalidade.”

A Associação de Atletismo de Viseu foi reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública, nos termos do Decreto-Lei nº 460/77, de 7 de Novembro, conforme consta do despacho publicado no Diário da República, II série, nº 212 a 13 de Setembro de 1995, pelo então Primeiro-Ministro, Aníbal A. Cavaco Silva.

O primeiro atleta federado em Viseu foi João Loureiro Alexandre, do Clube Académico de Futebol, ainda em 1962. A primeira representante feminina surge em 1967, através de Luísa Maria Gomes de Matos, também do Clube Académico de Futebol.

A Associação de Atletismo de Viseu é Sócia Efectiva da Federação Portuguesa de Atletismo, desde a sua fundação.

Ao longo de mais de meio século de atletismo federado, muitos têm sido os homens e mulheres, que têm contribuído de forma voluntariosa e tenaz, para que o atletismo pudesse alcançar a dimensão que atingiu e é perspectiva da Associação de Atletismo de Viseu, de continuar a servir esta modalidade de refinada beleza no distrito de Viseu, do qual é a sua incumbência, por forma a valorizar ainda mais a modalidade e que outros como Carlos Lopes e Anacleto Pinto, atletas olímpicos e naturais de Viseu, possam despoletar na nossa região.

bottom of page